A Casa

Fundada em 1923 como “Centro Transmontano” e com o ideal de congregar os filhos da província de Trás-Os-Montes, divulgando a pátria, difundindo essa história por meio de palestras, conferências, publicações e organizando uma biblioteca constituída de autores Transmontanos, assim nasceu nossa Casa de Trás os Montes e Alto Douro. Em 1963 fomos agraciados com o título de Instituição de Utilidade Pública em conformidade com a lei 207. A Casa teve na sua história sedes em 8 endereços pelo centro do rio e, finalmente, chegou à Av. Mello Matos, Tijuca, onde se encontra até hoje com sede própria.

A Região

Trás-os-Montes

As belezas da região de Trás-os-Montes.

As regiões de Trás-os-Montes e alto douro se localizam no nordeste de Portugal. Suas terras são cheias de histórias carregadas de geração em geração pelo seu povo. A partir do século XV, a região compunha uma das seis regiões administrativas, com um território bem menor do que tem atualmente. Com o passar do tempo a província de Trás-os-Montes foi ganhando territórios como Bragança e Miranda, já que na época houve diversos conflitos e foram atribuídas à região cada vez mais responsabilidades militares. A província se manteve sólida, apesar da divisão administrativa de 1832, e passou a ter um governo central que até a época não tinha, Porém em 1835, o país de Portugal foi reorganizado, deixando de lado as províncias e instaurando os distritos, agrupados de acordo com o tipo de natureza no local.

Trás-os-Montes

A beleza de Trás-os-Montes

Grupos Folclóricos

Grupos Folclóricos são importantes na preservação da Cultura e Tradições Lusitanas. Por isso, a Casa de Trás os Montes costuma promover apresentações desses grupos, sempre com uma muita animação e danças típicas. Além disso, a casa vai além com uma culinária típica deliciosa da região de Trás dos Montes.

A casa dispõe de dois grupos folclóricos para apresentações de danças.

Danças e trajes típicos, coreografias, além do clima de Portugal representado em nossos Grupos Folclóricos são orgulho da Casa Trás-os-Montes e Alto Douro e da comunidade Luso Carioca Tijucana.

Culinária

Vinícolas

Experimente nossos vinhos!

Vinícolas

Venha experimentar as delícias da casa!

Os vinhos são a marca de Trás-os-Montes. Seu clima mais ameno e suas viniculturas marcaram a região como nenhuma outra. Seu território foi o primeiro a ter uma vinicultura regulamentada para a produção de vinho do mundo, além de ganhar o reconhecimento da UNESCO como património da Humanidade pela beleza de suas vinhas.

A produção das viniculturas na região é destinada, em sua maioria, para o vinho do porto e outra parte para a produção de vinhos do tipo tinto e branco. Visando o conhecimento de novos sabores, Trás-os-Montes é o lugar ideal para quem é amante de vinhos, gosta de clima mais amenos e paisagens incríveis.

Além do vinho, a culinária também se destaca. Cardápios com muita carne e calorias são a característica principal dos pratos, dando espaço também para o famoso Bacalhau e outros frutos do mar. Nossos pratos são todos inspirados na culinária da região, venha já nos conhecer!

Vinícolas

Experimente nossos vinhos

faça uma
visita!